A internet é uma gigantesca rede de oportunidades para o empreendedorismo digital, com novos negócios surgindo a todo instante.
Para começar a lucrar online, você só precisa de três coisas: um computador, uma boa ideia e uma visão empreendedora.
Muitos cases de sucesso começaram assim, com uma simples publicação em um blog, uma loja online em um marketplace ou um canal no YouTube.
Diferentemente do mundo físico, há muito menos burocracia para empreender na internet, além de custos menores e perspectivas mais amplas.
Além isso, há espaço para os mais diversos produtos, serviços e modelos de negócio, desde as clássicas lojas virtuais até os infoprodutos atuais.
Imagine quantas pessoas você pode alcançar online, sem barreiras para a inovação e crescimento do negócio.
Com este manual básico do principiante, o sonho estará mais próximo:
- O que é empreendedorismo digital
- Principais tipos de negócios online
- Cases de sucesso do empreendedorismo online
- Como virar um empreendedor digital (passo a passo).
Ganhar dinheiro na internet te interessa? Então leia até o final e saia pronto(a) para encarar o desafio.
O que é empreendedorismo digital
Empreendedorismo digital é a criação de negócios que funcionam no ambiente online, tendo a tecnologia como base.
Para que um empreendimento seja considerado digital, é preciso que a maior parte de seus processos, transações e relações ocorram no meio virtual.
Logo, empreender no mundo digital significa transformar as oportunidades da internet em soluções lucrativas, gerando valor a partir de produtos e serviços online.
De acordo com a pesquisa PNAD Contínua TIC 2017 do IBGE, o Brasil já conta com 126 milhões de internautas, ou 69,8% das pessoas acima de 10 anos.
Ao mesmo tempo, o comércio eletrônico tem previsão de crescimento de 16% para 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgados no E-Commerce Brasil.
Isso quer dizer que o montante chegará a R$ 79,9 bilhões no mercado digital.
Esses números representam o potencial do empreendedorismo digital, que tem inúmeras vantagens em relação ao mundo físico.
Para começar, os modelos de negócio online são muito mais flexíveis e fáceis de iniciar: basta um computador ou mesmo um smartphone.
Os custos de abrir um negócio digital também são muito inferiores, pois não há gastos com estrutura física, funcionários, equipamentos e todos os requisitos de uma empresa tradicional.
Além disso, o negócio pode atingir milhões de pessoas com o mínimo esforço, sem fronteiras geográficas.
Cada vez mais, é possível se aventurar no empreendedorismo digital em carreira solo, graças às novas possibilidades que a internet trouxe.
Tipos de empreendedorismo digital
Quando o assunto é empreendedorismo digital, não há limites para os possíveis modelos de negócio.
A primeira referência que vem à mente são as lojas online, mas o e-commerce é apenas uma fatia do lucrativo universo virtual.
Hoje, é possível lucrar vendendo, alugando e divulgando produtos e serviços dos mais variados tipos na internet, desde itens físicos até cursos.
Vamos conhecer alguns empreendimentos que estão em alta na web.
Comércio eletrônico
O e-commerce é o primeiro da lista porque representa o mercado mais consolidado na internet, com 675 mil lojas online somente no Brasil (4º Edição do Perfil do E-commerce Brasileiro do PayPal).
Segundo o último relatório da Ebit|Nielsen, o Webshoppers 39, o crescimento do e-commerce brasileiro registrado em 2018 foi de 12%, com 58 milhões de consumidores ativos.
Em relação às categorias mais promissoras para o varejo, vale apostar nos segmentos: perfumaria e cosméticos, informática, alimentos e bebidas, casa e decoração, esportes e eletrônicos.
Se você pretende abrir uma loja online, saiba que está mais fácil do que nunca.
Você pode, por exemplo, começar pelo marketplace do MercadoLivre ou alugar um espaço em plataformas como a Tray.
Profissional freelancer
Outra forma de ganhar dinheiro na internet é prestando serviços como freelancer, como um empreendedor individual.
Redatores, designers, desenvolvedores, videomakers e analistas de marketing estão entre os principais profissionais que oferecem seu trabalho na web e atendem clientes no conforto de seu lar.
Para facilitar, há diversos sites que conectam freelancers às empresas contratantes de forma simples e confiável.
Hoje, a plataforma Workana já conta com mais de 1 milhão de freelancers cadastrados, enquanto o 99 Freelas soma mais de 500 mil.
Influenciador digital
A popularização da web foi decisiva para o fenômeno dos influenciadores digitais: formadores de opinião e produtores de conteúdo que influenciam milhares de seguidores nas redes sociais.
Muitas dessas pessoas começaram com um simples vídeo no YouTube ou um post no blog pessoal, e foram conquistando o público até se tornarem webcelebridades.
Essa fama rende altas cifras para os influenciadores, que ganham por campanha, post ou menção à marca patrocinadora.
Infoprodutos
Por fim, uma tendência que veio para ficar é a dos infoprodutos, que são materiais digitais como ebooks, cursos, videoaulas e aplicativos vendidos na web.
A proposta desses produtos digitais é solucionar os problemas das pessoas com conteúdos exclusivos.
Para empreender nessa categoria, você pode criar um curso nas plataformas Udemy ou Hotmart, por exemplo.
Cases de empreendedorismo digital
Há vários cases de sucesso no empreendedorismo digital que podem inspirar seu próximo negócio.
Na categoria de influenciadores digitais, o destaque vai para Whindersson Nunes, considerado o maior youtuber do Brasil com 28 milhões de inscritos em seu canal.
Com apenas 23 anos, o jovem natural do Piauí conquistou a internet com conteúdos de humor leves, que abordam experiências de pessoas comuns do dia a dia.
Outro caso interessante é o do casal Mirella e Rômulo, que se tornaram empreendedores digitais com o projeto Travel and Share.
Os dois largaram seus empregos para fazer uma viagem de volta ao mundo em 2014, e desde então se mantêm com os vídeos da aventura publicados no YouTube.
Além disso, o casal produz infoprodutos e possui seu próprio clube de assinatura mensal com kits de livros, snacks e guias para novos destinos.
Na categoria de lojas virtuais, o empreendedor digital Ednilson Brandão é um caso de sucesso dos marketplaces, com faturamento de R$ 700 mil somente com vendas no Mercado Livre.
O técnico em marketing começou seu e-commerce sozinho, na sala de casa, e expandiu pouco a pouco seu negócio.
Em entrevista à Exame, ele atribui o sucesso à preocupação com a experiência do cliente, um fator decisivo nas compras online.
Como virar um empreendedor digital
Se você quer se juntar aos empreendedores digitais bem-sucedidos, é hora de começar a estruturar seu negócio.
As oportunidades aparecem a todo instante, e sempre há espaço para inovar na internet.
Vamos ajudar você com um passo a passo essencial.
1. Encontre sua oportunidade
O primeiro passo para se tornar um(a) empreendedor(a) digital é encontrar sua oportunidade na multidão da internet.
Para isso, você terá que desbravar o mercado digital e descobrir uma necessidade não atendida, problema não solucionado, ou mesmo um segmento promissor para novos concorrentes.
O ponto de partida da busca deve ser a sua especialidade e principais competências profissionais.
2. Defina sua proposta de valor
Ao se deparar com uma oportunidade, você precisa decidir como vai transformá-la em um negócio lucrativo.
A pergunta-chave nesse caso é: “como você pode criar valor diferenciado para um público específico vendendo produtos ou serviços na internet?”.
Será apresentando um produto/serviço inédito? Prestando serviços com qualidade diferenciada? Ou criando conteúdos para um nicho específico?
3. Crie sua estratégia de negócio
Depois de chegar à sua proposta de valor, você deverá pensar em uma estratégia de negócio eficiente e compatível com a área de atuação.
Como freelancer, você pode traçar o objetivo de buscar clientes qualificados em plataformas e se destacar por serviços de alto padrão, por exemplo.
Se o plano é abrir uma loja online, essa fase exige um planejamento estratégico completo, incluindo objetivos, público-alvo, produto/serviço, logística e operações em geral.
Agora, se você pretende criar um infoproduto ou começar a produzir seu conteúdo online com o propósito de monetização, a estratégia deve se voltar à oferta de informações exclusivas e alcance de públicos segmentados.
Em qualquer uma das opções, você terá que estudar o mercado a fundo e planejar cuidadosamente sua entrada no mundo digital.
4. Faça o benchmarking
Fazer benchmarking significa comparar seu negócio ao dos concorrentes, em busca de referências para melhorar suas práticas e alcançar o sucesso no ramo.
No empreendedorismo digital, é importantíssimo buscar os cases de sucesso para entender o que está funcionando.
Afinal, as tendências mudam rapidamente na web e você precisa manter os parâmetros sempre atualizados.
5. Profissionalize a gestão
Não é porque os empreendimentos digitais são mais versáteis que exigem menos esforço na gestão.
Para levar seu negócio adiante, você terá que planejar, controlar, alocar recursos e perseguir objetivos como em qualquer empresa física.
Na verdade, o trabalho intelectual pode ser ainda mais intenso nos negócios online, que exigem acompanhamento de várias métricas e mudança rápida de estratégias.
Fonte: contaazul.com