Ao longo dos anos, empreendedores passaram a enxergar a gestão de pessoas como uma ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa.
Afinal, por muito tempo, essa ferramenta era associada ao capital financeiro que cada empreendimento possuía, a fim de determinar o seu sucesso dentro do mundo corporativo.
Por conta dessa visão, o capital humano foi, por um longo período de tempo, desvalorizado e não considerado uma chave que poderia abrir inúmeras portas para uma empresa.
Contudo, novas visões ressaltam fatores como a motivação e qualidade de vida do funcionário como potencializadoras dos resultados que uma organização pode conquistar.
Considerando este cenário, é clara a importância que a gestão de pessoas possui para as empresas de agora e do futuro obterem não somente sucesso, mas se tornarem o sonho de um colaborador para construir sua carreira.
Continue a leitura e compreenda mais sobre a gestão de pessoas como futuro das empresas.
Afinal, por que a gestão de pessoas é importante para uma empresa?
Como foi possível compreender, a gestão de pessoas é uma ferramenta essencial para encaminhar a sua empresa não somente para o sucesso, mas também como maneira de construir um ambiente de trabalho de qualidade para todos os seus colaboradores.
Nesse sentido, é preciso aprender a diferenciar a gestão de pessoas e os recursos humanos, que mesmo que possam ser parecidos, possuem funções e objetivos distintos.
Por muito tempo, o RH ou recursos humanos, foi considerada uma função burocrática que, ao longo do tempo, encontrou-se localizado em um âmbito mais estratégico, que envolve responsabilidades como: recrutamento, banco de talentos, avaliação de desempenho, plano de carreira e controle de processos.
Enquanto isso, a gestão de pessoas foca suas atividades para aumentar o engajamento dos colaboradores perante às atividades da empresa, através da capacitação de suas habilidades.
Considerando seus objetivos, as atividades da gestão de pessoas incluem a motivação dos colaboradores, o engajamento das equipes e o conhecimento dos perfis e habilidades dos colaboradores para adequá-los às funções corretas.
Contudo, mesmo que sejam diferentes, ambas as funções precisam unir esforços a fim de que o colaborador da empresa possua todas as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades de maneira promissora, para então, crescer dentro da empresa em que trabalha.
Além, disso, tal conduta contribui positivamente para a construção e desenvolvimento de uma empresa de sucesso.
Confira 4 parceiros que uma empresa de sucesso precisa ter, aqui.
Você também pode relembrar o primeiro episódio do HábilCast sobre os 5 pilares importantes para uma empresa de sucesso, aqui.
Conheça os pilares para a gestão de pessoas
Que a gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas você já sabe, não é mesmo?
Agora, vamos proporcionar o conhecimento dos pilares que baseiam a gestão de pessoas dentro de uma empresa de sucesso e que devem estar alinhados com o planejamento geral da empresa, que contém seus objetivos, metas e melhorias.
A fim de que se obtenha uma administração eficiente, é necessário realizar o diagnóstico das necessidades dos colaboradores de sua empresa, para que possam ser tomadas as medidas indispensáveis para o crescimento do seu pessoal
Confira alguns pilares que possibilitam uma atuação ainda mais estratégica e eficaz para sua empresa.
- Motivação: é possível considerá-la como a base que sustenta os demais pilares, afinal, é através de pessoas motivadas que se torna possível o crescimento genuíno dos colaboradores. Além disso, a motivação está fortemente atrelada ao engajamento, que é outra ferramenta essencial que os colaboradores de uma empresa de sucesso precisam ter.
- Demonstrar boa liderança: para que os colaboradores se desenvolvam como profissionais capazes, motivados e engajados, é essencial que possuam como exemplo um bom líder. Nesse sentido, a capacitação de um líder ultrapassa a necessidade de habilidades técnicas, necessitando um olhar atento às soft skills, que envolvem a boa comunicação, o relacionamento interpessoal e, sobretudo, um olhar humanizado sobre a equipe.
- Comunicação é a chave: mesmo que pareça óbvio, a comunicação clara dentro de uma empresa ainda é um grande obstáculo, contudo, é preciso ter em mente que a única maneira de promover bons colaboradores é através da construção de uma comunicação segura, confiável e pronta para atender às necessidades de cada profissional.
- Cooperação: para que a sua empresa se destaque no mercado e se torne uma empresa de sucesso, é preciso evitar a visão focada apenas na competição e pontuar sua atenção em um ambiente mais colaborativo. Através do incentivo a cooperação, é possível promover a potencialização da confiança entre os colaboradores e seus respectivos líderes.
- Capacitação constante: é possível classificar esse pilar como um segmento da motivação, afinal, é através da promoção de conhecimento e incentivo à educação na área profissional que se modulam profissionais motivados, engajados e alinhados com os demais objetivos da empresa.
A partir dessa pequena, porém importante lista, foi possível conhecer alguns dos pilares necessários para uma gestão de pessoas alinhada com os objetivos de sua empresa.
Sem pessoas, uma empresa não existe
Quando falamos sobre gestão de pessoas, é essencial termos em mente que: sem pessoas, uma empresa não existe.
Portanto, antes de todos os benefícios que a gestão de pessoas pode trazer para a sua empresa, a fim de encaminhá-la para o sucesso, é preciso relembrar que as pessoas são o centro de qualquer empreendimento.
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