Novo decreto permite o retorno de gestantes ao trabalho presencial

Novo decreto permite o retorno de gestantes ao trabalho presencial

Na última quinta-feira, 10/03 foi sancionada a lei N° 14.311/2022 que muda as regras para o afastamento da empregada gestante, se, exceção da profissão, das atividades trabalhistas durante a pandemia do corona vírus.

A lei permite o retorno presencial de trabalhadoras gestantes, que até então estavam afastadas do trabalho. É permitido a volta apenas após a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19, assim sendo, com duas doses ou dose única (no caso da vacina da Janssen).

Leia agora ‘Como escolher o melhor escritório de contabilidade para sua empresa: confira 7 dicas’

A volta deve ser acordada entre empregada e empregador quando o trabalho pode-se ser desenvolvido remotamente, sendo assim, a empresa não podendo obrigar, a nova lei apenas permite tal possibilidade e não obrigatoriedade.

A nova lei estabelece as hipóteses em que o retorno ao regime presencial é possível para mulheres gestantes:
1 – Com o encerramento do estado de emergência;
2 – Gestantes com a imunização completa contra o covid-19; ou
3 – Retorno ao trabalho presencial da gestante não vacinada, por opção própria, mediante assinatura de termo de responsabilidade e livre manifestação da vontade.

Sendo assim, o afastamento do trabalho presencial só continua mantido para a gestante que ainda não tenha completado o ciclo vacinal.

Ainda, considera-se de que não é obrigatório a escolha da gestante por se vacinar. Assim a lei institui que, caso a gestante decida por não se imunizar, deverá assinar um termo de responsabilidade e livre consentimento para o exercício do trabalho presencial, comprometendo-se a cumprir todas as medidas preventivas adotadas pelo empregador.

Nos casos de que o trabalho que a gestante não completou o esquema vacinal e suas atividades não podem ser exercidas remotamente, mesmo alterando sua função mas respeitando competências e condições pessoas, deve-se considerar por uma gravidez de risco até a empregada completar a sua imunização e aí sim, retornar ao seu trabalho presencial.

Fique atento e atualizado de tudo pelo nosso instagram, @habilcont.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso