Laudo SST é obrigatório ser enviado ao eSocial a partir de Janeiro/2022

Laudo SST é obrigatório ser enviado ao eSocial a partir de Janeiro/2022

A partir de 10 de Janeiro de 2022, TODAS as empresas passam a transmitir os eventos de SST – Segurança e Saúde no Trabalho – para o eSocial, inclusive empresas optantes pelo Simples Nacional

As Informações serão utilizadas para substituir a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

O que é SST?

Medidas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) são normas, práticas e procedimentos exigidos legalmente a uma empresa e seus funcionários, ou adotados espontaneamente, com o intuito de minimizar ou até mesmo extinguir os riscos ocupacionais que possam ocorrer em uma organização.

Leia agora ‘Qual o objetivo da contabilidade consultiva para a sua empresa?’

Inicia-se em 10 de Janeiro, a obrigatoriedade dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no social para as empresas dos Grupos 2, 3 e 4, saiba agora quais são elas:

Grupo 2 – Empresas com faturamento inferior a R$78 milhões;

Grupo 3: Empresas optantes pelo Simples Nacional e MEI;

Grupo 4: Órgãos e entes públicos.

Nesse grupo de eventos, enquadram-se o S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Estas informações devem ser transmitidas pela clínica de Medicina e Saúde (quem emite os Laudos PPP/LTCAT/PPRA), que TODAS as empresas devem manter. Para isto, a clínica responsável e de confiança da empresa vai precisar de PROCURAÇÃO ELETRÔNICA para acesso ao eSocial.

É importante verificar junto à sua clínica se ela está preparada para a execução desta obrigatoriedade.

A clínica que fará o envio dos eventos de SST precisará de uma procuração da empresa (e-CNPJ) que é feita através do certificado digital da mesma.

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, pelo WhatsApp ou pelo Instagram!

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso