Possuir capital é essencial, contudo, você sabe como fazer fluxo de caixa para sua empresa?
É possível considerar o fluxo de caixa como um dos principais demonstrativos de resultados financeiros, afinal, é através dele que são possíveis investimentos e compras essenciais para o futuro do seu negócio.
Por ser uma importante preocupação de um empresário, a saúde financeira da empresa deve ser levada em consideração para que se obtenha um fundo reservado para investimentos e até mesmo para lidar com emergências.
Nesse sentido, investir em ferramentas de análise direcionadas ao setor financeiro pode ser o que faltava para se tornar uma empresa de sucesso e com fluxo de caixa eficiente.
Continue a leitura e confira 3 dicas sobre como fazer fluxo de caixa para sua empresa.
Confira aqui: 4 sinais de que a saúde financeira da sua empresa precisa melhorar
Afinal, qual é a importância do fluxo de caixa?
É preciso ter em mente que o fluxo de caixa é o grande responsável por permitir que você faça novos investimentos, obtenha lucros e alcance o sucesso com o seu negócio.
Ainda, é através dessa ferramenta que você adquire o controle do seu capital.
Dessa forma, saber como fazer um fluxo de caixa para sua empresa é uma ferramenta poderosa para um empresário e os objetivos de seu empreendimento.
Principalmente porque a ferramenta é essencial em todas as etapas da gestão empresarial, seja no planejamento, na execução das atividades ou na avaliação do desempenho dos administradores.
Confira aqui 5 tendências para o empreendedor em 2023.
Afinal, nada acontece da noite para o dia, é preciso de organização.
Somente assim é possível criar um fluxo de caixa que permite o investimento de capital em inovação para o seu negócio.
Afinal, no mundo empresarial, processos levam tempo, investimento e dedicação para serem concretizados.
Quer saber como fazer um fluxo de caixa para sua empresa? Continue a leitura.
Como fazer fluxo de caixa? Confira #3 dicas
Agora que você já compreendeu o que é um fluxo de caixa, confira algumas vantagens de sua obtenção para o seu negócio:
- Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa;
- Avaliar o número de vendas necessário para cobrir futuros investimentos;
- Auxiliar o empresário na tomada de decisões referente a falta ou sobra de capital;
- Verificar a necessidade de realizar promoções e/ou liquidações, reduzir ou aumentar preços com foco no aumento de recursos na empresa;
- Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
Mesmo que pareça uma tarefa simples, a implementação de um relatório do fluxo de caixa em sua empresa pode ser realizado de maneira segura e efetiva com o auxílio de uma equipe com expertise no assunto.
Continue a leitura e confira #3 dicas sobre como fazer fluxo de caixa para sua empresa.
Dica #1 – Utilize uma planilha para sua organização financeira
Para elaborar um fluxo de caixa eficiente, é essencial realizar o levantamento da obtenção de despesas de curto e longo prazo e também o levantamento das receitas.
Tudo isso deve ser organizado através da criação de uma planilha, que deverá conter os dados separados por datas e outras informações relevantes.
Afinal, para controlar seu fluxo de caixa é essencial ter organização, distribuindo as informações de acordo com a data, para que você possa se basear para tomar decisões relacionadas a investimentos e quando fazê-los.
Dica #2 – Faça relatórios periódicos
Com todas essas informações organizadas, é preciso criar relatórios dinâmicos para que você observe a evolução de seu empreendimento e encontre a hora certa para começar a investir.
Os relatórios podem ser quinzenais ou mensais, de acordo com as necessidades e fluxo do seu negócio.
Dica #3 – Conte com o auxílio profissional
Conte com profissionais com expertise no assunto, através da terceirização do serviço financeiro de sua empresa.
Essa é uma ferramenta essencial, principalmente quando não há tempo hábil em sua rotina para organizar as informações de maneira eficaz e ágil.
Esse é o caso do serviço de BPO Financeiro da Hábil, que inclui processos como: controle de contas a pagar e receber, a gestão do fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais e boletos bancários, a conciliação de contas, entre outros.
Além disso, são realizados encontros mensais para demonstração dos resultados da empresa, que auxiliam na tomada de decisões de forma consultiva.
Também são entregues relatórios e análises de indicadores para auxiliar o empreendedor no acompanhamento da evolução dos custos e despesas e da sincronia entre os prazos de pagamento e recebimento.
5 motivos para contratar o BPO da Hábil para sua gestão financeira – Confira aqui!
Na Hábil Contabilidade e Assessoria somos especialistas nesse e demais assuntos que envolvem contabilidade, gestão e mais!