7 passos para evitar a má gestão financeira na sua empresa

7 passos para evitar a má gestão financeira na sua empresa

A gestão financeira é parte vital para garantir a sobrevivência e o crescimento do seu negócio.

É através da gestão financeira que se torna possível planejar, organizar, controlar e monitorar seus recursos financeiros com foco no alcance das metas e objetivos propostos.

Além disso, com uma gestão financeira eficaz, a sua empresa poderá utilizar os recursos de maneira apropriada, cumprindo seus compromissos legais e com terceiros, objetivando a estabilidade financeira a longo prazo.

Nesse sentido, evitar a má gestão financeira da sua empresa precisa ser priorizado para obter resultados de sucesso. 

Continue a leitura para conferir #7 passos para evitar a má gestão da sua empresa.

Afinal, é possível evitar a má gestão financeira da empresa?

Como você pode perceber, a gestão financeira é uma etapa de extrema importância para o sucesso de sua empresa.

Por conta disso, o gerenciamento financeiro deve ser parte dos processos-chave de sua empresa e ser incluído em seu planejamento contínuo.

Além disso, a área de gestão financeira necessita de expertise e formação contínua para a atuação eficaz e benéfica para o sucesso de sua empresa.

Nesse sentido, buscar uma gestão financeira terceirizada pode ser a chave para abrir as portas certas para o futuro do seu negócio.

No artigo 7 motivos para ter uma gestão financeira terceirizada, você encontra motivos para contratar esse serviço indispensável, considerando a realidade atual das empresas: um cenário onde é necessário um grau de especialização cada vez mais atualizado.

Continue a leitura e descubra #7 passos para evitar a má gestão financeira da sua empresa.

Passo #1 – Contrate um serviço de BPO Financeiro para evitar a má gestão financeira

Mesmo que o empresário e sua equipe tenham conhecimento sobre a área de finanças, nada pode substituir a expertise financeira.

Afinal, somente empresas dedicadas à gestão financeira podem oferecer uma equipe preparada para lidar com a sua contabilidade, através do serviço de BPO Financeiro.

Além disso, com o BPO Financeiro é possível administrar com maior dedicação as outras áreas que a gestão empresarial demanda.

Assim, é possível contar com o trabalho de especialistas que dedicam tempo a gestão financeira de sua empresa, possibilitando o foco na eficiência e melhoria dos serviços oferecidos ao seu cliente.

Passo #2 – Organize sua documentação

Um ambiente organizado é fundamental para que uma empresa obtenha sucesso em sua jornada.

Através da organização e tabulação de documentos importantes é possível manter o controle financeiro de sua empresa com maior facilidade.

É necessário criar um sistema de categorização, reproduzido em todas as áreas do empreendimento, afinal, a gestão financeira possibilita que sejam medidos os gastos e reservados recursos para novos investimentos.

Por conta disso, a fim de evitar transtornos, é essencial instalar uma metodologia de armazenamento de documentos, otimizando o tempo de busca para você e seus colaboradores quando necessário.

Passo #3 – Mantenha o planejamento mensal atualizado

Uma gestão financeira eficaz exige planejamento e organização constantes.

Afinal, uma empresa lida diariamente com custos, pagamentos e entrada e saída de capital.

Por conta disso, manter o planejamento mensal atualizado, bem como o anual, é uma ferramenta que facilita o controle financeiro e evita a má gestão nessa área.

Com o estabelecimento de metas, prazos, projetos e custos, é preciso controlar o orçamento mensal para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Além disso, esse monitoramento possibilita a identificação de falhas e ações para corrigi-las. Também, através do planejamento atualizado torna-se possível acrescentar ou modificar algum objetivo para um mês específico. 

Passo #4 – Controle o fluxo de caixa

Tome muito cuidado com custos desnecessários e investimentos mal planejados, afinal, a subestimação de gastos e a superestimação de ganhos são extremamente perigosos.

Para que essa demanda não saia de seu controle, é importante contar com ferramentas e profissionais capacitados para fazer esse tipo de controle, atualizando as informações pertinentes à gestão financeira semanalmente.

Além disso, através da análise do fluxo de caixa é possível identificar os gastos desnecessários, que não trazem retorno financeiro positivo para a empresa.

Com os custos desnecessários identificados, é possível investir em outras prioridades ou garantir uma reserva para casos de emergência.

Passo #5 – Tome cuidado com as dívidas

Independente do tamanho da empresa, as dívidas precisam ser balanceadas e previstas para que não ocorram grandes impactos sobre a gestão financeira do seu negócio.

Tarefas como balanço patrimonial, projeções de faturamento e gastos são essenciais para que uma empresa defina seus objetivos financeiros, traçando planos para alcançá-los.

Dentro desse planejamento, é essencial prever dívidas recorrentes, como água, luz, telefone, além de possíveis empréstimos e financiamentos que podem ser necessários ao longo da trajetória.

Por conta disso, não é possível obter uma boa gestão financeira sem organizar e prever as dívidas, a fim de controlar a situação econômica de sua empresa.

Portanto, antes de tomar decisões baseadas em suas vontades, analise os riscos e reveja o seu planejamento de médio e longo prazo.

Passo #6 – Cumpra os prazos fiscais

Além da área financeira, um gestor também precisa estar atento à questões legais, que consequentemente podem gerar gastos imensuráveis para o setor contábil.

Por conta disso, contar com uma assessoria jurídica torna-se uma ferramenta indispensável para a garantia do cumprimento de prazos e exigências fiscais, como o pagamento do Imposto de Renda e outras obrigações empresariais.

Em nosso artigo 4 parceiros que uma empresa de sucesso precisa ter, você encontra mais detalhadamente os benefícios de buscar um advogado com expertise no ramo empresarial.

Passo #7 – Avalie os resultados para traçar novos planos

Por último, mas não menos importante, um grande passo para evitar a má gestão financeira de sua empresa é a avaliação analítica dos resultados obtidos, a fim de traçar novos planos para o seu negócio.

Através do monitoramento e avaliação de tais resultados é possível descobrir a efetividade das ações pertinentes à gestão financeira.

Com a obtenção de dados em formato de relatórios e gráficos, você pode observar possíveis aumentos, reduções, margem de lucro e outros itens que possibilitam o planejamento futuro.

É impossível que uma empresa cresça sem um plano bem traçado, com uma reserva financeira e funcionários e parceiros capacitados para o seu trabalho.

Portanto, a fim de evitar a má gestão financeira de sua empresa, te convidamos a seguir os passos acima listados, além de avaliar a importância da contratação de um serviço especializado nessa área.

Através da Hábil, você encontra suporte para o setor financeiro, além de uma equipe de mais de 60 funcionários com expertise em gestão financeira e muito mais. 

Possuímos as soluções para apoiar a sua empresa nesse momento e no seu planejamento futuro. Conheça a Hábil aqui.

Deixe um comentário

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso