Um dos principais demonstrativos de resultados financeiros, sem dúvidas, é o fluxo de caixa.
Dentre as grandes preocupações que um empresário possui, a saúde financeira da empresa é uma das principais.
Afinal, é preciso investir em estratégias desafiadoras para se destacar no mercado, bem como possuir capital para esses investimentos.
Por isso, investir em ferramentas de análise direcionadas ao setor financeiro pode ser o que faltava para se tornar uma empresa de sucesso e com fluxo de caixa eficiente.
Continue a leitura e confira dicas para criar um fluxo de caixa eficiente para a sua empresa.
Conheça #5 passos para a estabilidade financeira empresarial aqui.
Para que serve o fluxo de caixa?
Como foi possível compreender, a saúde do setor financeiro de uma empresa é essencial para que possam existir investimentos em outras áreas que contribuam para o seu sucesso.
Nesse sentido, conquistar um fluxo de caixa eficiente é uma ferramenta poderosa para um empresário e os objetivos de seu empreendimento.
Afinal, a ferramenta é essencial em todas as etapas da gestão empresarial, seja no planejamento, na execução das atividades ou na avaliação do desempenho dos administradores.
Através do fluxo de caixa, por exemplo, é possível obter uma visão antecipada das necessidades de recursos para finalidades como: pagamentos recorrentes, futuros investimentos e cobertura de imprevistos.
Conheça algumas vantagens da obtenção de um fluxo de caixa para a sua empresa:
- Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa;
- Avaliar o número de vendas necessário para cobrir futuros investimentos;
- Auxiliar o empresário na tomada de decisões referente a falta ou sobra de capital;
- Verificar a necessidade de realizar promoções e/ou liquidações, reduzir ou aumentar preços com foco no aumento de recursos na empresa;
- Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
Mesmo que pareça uma tarefa simples, implementar o relatório do fluxo de caixa em sua empresa pode ser realizado de maneira segura e efetiva com o auxílio de uma equipe com expertise no assunto.
Esse é o caso do serviço de BPO Financeiro da Hábil, que inclui processos como: controle de contas a pagar e receber, a gestão do fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais e boletos bancários, a conciliação de contas, entre outros.
Além disso, são realizados encontros mensais para demonstração dos resultados da empresa, que auxiliam na tomada de decisões de forma consultiva.
Também são entregues relatórios e análises de indicadores para auxiliar o empreendedor no acompanhamento da evolução dos custos e despesas e da sincronia entre os prazos de pagamento e recebimento.
Como criar um fluxo de caixa eficiente? Confira as dicas.
Agora que você já conhece o que é um fluxo de caixa e para o que ele pode ser útil em sua empresa, confira algumas dicas sobre como implementá-lo na prática.
- Criação de uma planilha: para elaborar um fluxo de caixa eficiente, é preciso fazer o levantamento da obtenção de despesas de curto e longo prazo e também o levantamento das receitas.
- Separe os dados por data: para controlar seu fluxo de caixa é essencial ter organização, distribuindo as informações de acordo com a data, para que você possa se basear para tomar decisões relacionadas a investimentos e quando fazê-los.
- Fazer um relatório: com todas essas informações organizadas, é preciso criar relatórios dinâmicos para que você observe a evolução de seu empreendimento e encontre a hora certa para começar a investir.
- Conte com profissionais com expertise no assunto: terceirizar o serviço financeiro de sua empresa pode ser uma ótima escolha, principalmente quando não há tempo hábil em sua rotina para organizar as informações de maneira eficaz e ágil.
Conheça mais sobre os benefícios de contratar um serviço de BPO Financeiro para a sua empresa, aqui.