Como um MEI pode tirar férias? Confira #5 dicas

Como um MEI pode tirar férias? Confira #5 dicas

Tornar-se empresário e dono do próprio negócio é o sonho de muitos, mas como ficam as férias, 13º salário e outros benefícios para um MEI?

Contudo, iniciar um projeto nem sempre é fácil, principalmente quando tudo depende de você para funcionar – especialmente quando se é um micro ou pequeno empreendedor. 

Afinal, ser MEI ou microempreendedor individual é um grande desafio, principalmente quando o empresário precisa programar-se financeiramente.

Uma dúvida que paira entre muitos profissionais liberais ainda é: como tirar férias sendo MEI? 

Continue a leitura e confira algumas dicas.

Afinal, como um MEI pode tirar férias?

Conforme citado anteriormente, ser MEI é benéfico e ao mesmo tempo um grande desafio, afinal, diversos benefícios disponíveis através de outros tipos de contrato não são previstos para o empreendedor nessa categoria.

Contudo, com organização, foco e auxílio de profissionais certos, é possível conquistar a pausa merecida.

Afinal, como o MEI pode tirar férias?

Considerando que o profissional MEI não possui direito a férias e nem ao décimo terceiro salário, como é o caso de contratos como o CLT, é preciso que o empresário encontre outras maneiras de planejar as suas férias.

Embora não tenha direito ao décimo terceiro salário, por exemplo, o MEI tem a possibilidade de conseguir tal benefício ao se aposentar, caso ele for formalizado e efetuar o pagamento do imposto mensal e pagar a contribuição do INSS.

Além disso, a categoria MEI também tem acesso a alguns direitos trabalhistas, como:

  • Auxílio-maternidade e auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Emissão de notas fiscais – se for o caso;
  • Não é incumbido de efetuar pagamento de tributos federais – PIS, Imposto de Renda, CONFINS, CSLL e IPI;
  • Acessibilidade a juros mais baratos no momento em que ocorre a contratação de crédito em instituições financeiras, contato que a ação seja realizada utilizando o CNPJ.

Nesse sentido, mesmo que o MEI não receba todos os benefícios que um contrato CLT pode proporcionar, ele possui a liberdade de gerir o seu próprio negócio e organizar suas férias, aposentadoria e outros benefícios através de um planejamento.

#5 Dicas para que você tire suas férias mesmo sendo um empresário autônomo

Conforme você compreendeu até aqui, o MEI pode tirar férias, contudo tal processo necessita de organização prévia, principalmente na área financeira.

Confira as dicas que separamos para você programar o seu descanso com sucesso.

Dica #1 – Saiba o momento certo estabelecer uma pausa

Ser dono do próprio negócio é um desafio, principalmente quando você, o empresário, precisa de uma pausa.

Por conta disso, é essencial que você tenha em mente a importância de realizar uma avaliação do fluxo de clientela do seu negócio.

Ao realizar tal análise, é possível identificar qual é o melhor período do ano para tirar férias, considerando os meses em que os seus clientes demandam menor atenção.

É fundamental que essa análise seja realizada, ou você vai acabar passando as suas férias respondendo seus clientes.

Dica #2 – O MEI pode tirar férias com as finanças organizadas

O MEI pode tirar férias? SIM.

Entretanto, é preciso organizar as finanças do negócio antes disso acontecer.

Considerando a necessidade de tirar férias ou não, possuir o controle de gastos é um dos pilares para todo microempreendedor.

Possuir este planejamento pode ajudar, principalmente, em momentos em que o fluxo de entrada será menor.

Dica #3 – Comunique os seus clientes

Todo mundo merece tirar férias, porém, quando você é dono de um serviço, é preciso considerar a sua clientela no momento de tirar férias.

Em resumo, é importante avisar os clientes, fornecedores e outros indivíduos e serviços que possam fazer parte do seu negócio, a respeito da sua saída para férias.

Além de apresentar a eles a possibilidade de se programar, também é uma maneira de mostrar organização e comprometimento que você possui com as demandas. 

Dica #4 – Delegue ou adiante tarefas

Você é microempreendedor individual e conta com mais funcionários em sua empresa?

Aproveite o momento das férias para delegar funções essenciais para manter o seu negócio funcionando.

Em caso de trabalhar sozinho, procure adiantar tarefas fundamentais para que não haja problemas durante suas férias, prevendo imprevistos e como você poderá resolvê-los.

Dica #5 – Aproveite suas férias

Com tudo organizado, determinado e os clientes avisados, é hora de descansar e aproveitar o momento pelo qual você tanto aguardou.

Se você encontrou tempo para se organizar financeiramente e com os clientes, é muito provável que as suas férias sejam tranquilas e seja possível recarregar as suas energias.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outras dicas sobre assessoria, contabilidade e gestão no Blog da Hábil.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso