Confira #5 dicas para evitar imprevistos ao caixa de final de ano da empresa

Confira #5 dicas para evitar imprevistos ao caixa de final de ano da empresa

Imprevistos ao caixa de final de ano da empresa são uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

Além de causarem um grande impacto negativo nas finanças, eles também podem comprometer todo o funcionamento da sua empresa.

Tais imprevistos podem atingir seu fluxo de caixa, levando você a operar a sua empresa no vermelho, sem recursos para melhorias e ainda sofrendo com o acúmulo de dívidas.

Quer saber como evitar os temidos imprevistos financeiros?

Confira #5 dicas para evitar imprevistos no caixa de final de ano da empresa. Continue a leitura.

Afinal, é possível evitar imprevistos ao caixa de final de ano da empresa?

Muita gente se assusta com a chegada do final do ano, principalmente quando percebem a quantidade de contas a pagar neste período.

Afinal, é o momento de pagar férias, 13º salário, bônus aos colaboradores e até mesmo se preparar para não começar o ano no vermelho.

Contudo, é preciso encarar, nós estamos chegando ao final do ano e já estamos na metade do último trimestre de 2022.

Por conta disso, separamos algumas dicas que ainda podem auxiliar você a evitar os imprevistos ao caixa de final de ano da empresa.

Embora o ano tenha passado depressa e o mês de dezembro já esteja batendo a nossa porta, este é o momento de manter a calma e planejar os próximos dias a favor do seu negócio.

Considerando este cenário, o trabalho da empresa deve continuar no mesmo ritmo do restante do ano, trazendo o planejamento como um aliado de todos.

Isso porque, somente com organização e planejamento é possível evitar transtornos.

Fique de olho nas dicas abaixo e não se esqueça de:

  • Estabelecer metas reais para execução de cada tarefa;
  • Manter o foco no que é mais relevante em cada setor;
  • Ficar de olho no que está sendo feito e realizar ajustes sempre que precisar.

Confira #5 dicas para evitar imprevistos ao caixa da sua empresa

Como foi possível compreender até aqui, existe a possibilidade de preparar a sua empresa para passar pelo período de final de ano sem prejuízos graves. 

Uma coisa essencial para se ter em mente é: toda empresa precisa se preparar ao longo do ano sabendo que o final do ano chega.

Ou seja, é essencial contar com um planejamento do que são as despesas recorrentes e também uma previsão do cenário da empresa nos últimos meses do ano, principalmente se o seu produto ou serviço é sazonal ou sofre declínio nas conhecidas “férias de verão”.

Como evitar imprevistos ao caixa da empresa no final de ano? Confira as dicas.

Dica #1 – Conheça todas as despesas da sua empresa

É fundamental que um gestor conheça todas as despesas da sua empresa.

Afinal, para planejar, é preciso ter conhecimento e detalhamento de despesas e também de previsões de investimentos do seu negócio.

Nesse sentido, o provisionamento de férias é um ponto importante a ser lembrado para que os imprevistos financeiros no final do ano não peguem você de surpresa.

O que acontece é que, muitas vezes, a empresa não possui reserva de dinheiro para fazer o pagamento das férias dos colaboradores, o que faz com que o caixa não acompanhe o provisionamento das férias.

Além disso, também é preciso lembrar do 13º salário, uma conquista obtida há mais de 60 anos, com a sua sanção, em 13 de julho de 1962.

De acordo com a Lei 4.090/1962, todo trabalhador em regime CLT que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação.

Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas, contudo, independente da escolha, uma delas será direcionada ao pagamento do colaborador no mês de dezembro.

Dica #2 – Crie uma reserva de emergência para imprevistos financeiros

A criação de uma reserva de emergência para imprevistos financeiros é algo que precisa ser levado em consideração quanto a sua seriedade.

Afinal, é essencial que o gestor tenha consciência do que pode ser considerado uma emergência e quando ele realmente pode utilizar esse valor.

Um caso comum do período de final de ano é quando a produção e o prestador de serviço possuem um faturamento menor em dezembro do que em outros meses.

Ou seja, apesar das contas serem maiores, o faturamento pode ser menor.

Por isso, é essencial fazer o provisionamento contábil e já se preparar ao longo do ano para arcar com todas as despesas que o final do ano exige.

O empresário que não fizer essa reserva de capital para o final do ano, com certeza irá sofrer com as consequências dessa falta de planejamento nos meses finais do ano.

Dica #3 – Fique de olho nos gastos!

É essencial monitorar os seus gastos diariamente para que possa controlá-los e, consequentemente, evitar os imprevistos financeiros.

Dessa maneira, você conquista mais tempo para adotar estratégias de redução de custos para não comprometer o orçamento e a saúde do seu negócio. 

Além disso vale a pena trazer também ressaltar que, muitas empresas, por não se programarem com os brindes e festividades do final do ano, acabam gastando além do previsto.

Isso acontece porque, é comum que a empresa apenas se lembre dos brindes de final de ano para os clientes e colaboradores somente no mês de dezembro.

Nesse sentido, o ideal é fazer uma programação e uma lista das despesas e dos desencaixes que vão acontecer no final do ano, se preparando para gastar com os brindes, mas sem extrapolar o seu orçamento.

Conheça #5 passos para a estabilidade financeira empresarial aqui.

Dica #4 – Mantenha um planejamento financeiro bem estruturado

Parece óbvio, mas precisa ser lembrado: o planejamento financeiro é a chave para prevenir a sua empresa contra imprevistos.

Afinal, é nele que você inclui sua receita mensal, gastos e despesas, tornando-o seu guia para qualquer ação dentro da empresa.

A própria expressão de planejamento indica o encaminhamento para uma estabilidade financeira, ou seja, isso quer dizer que a situação está controlada e funcionará conforme a necessidade da empresa ou do empresário.

Contudo, alcançar tal estabilidade requer a adoção de bons hábitos e um planejamento financeiro estratégico bem estruturado.

Ou seja, não é algo que surge de uma hora para a outra e nem algo que é alcançado de maneira individual.

Por conta disso, além de bons hábitos, é importante contar com parceiros que podem encaminhar a sua empresa para a conquista de uma estabilidade financeira.

Resumidamente, quando falamos sobre bons hábitos financeiros é preciso ressaltar o policiamento que o empresário deve fazer, principalmente, em seus gastos referentes à empresa.

Confira 4 parceiros que uma empresa de sucesso precisa ter aqui.

Dica #5 – Busque expertise profissional!

Contar com especialistas capacitados para auxiliar você nas questões financeiras do seu negócio é fundamental.

Afinal, a gestão financeira de uma empresa demanda tempo, comprometimento e habilidades específicas para ser realizada com eficácia e sucesso.

Por conta disso, buscar a terceirização desse serviço, através do BPO Financeiro, pode ser a peça que faltava para conquistar o sucesso para sua empresa.

BPO é uma sigla em inglês, para Business Process Outsourcing, que significa a terceirização da gestão de um processo, nesse caso, estamos falando do BPO Financeiro. 

Através desse serviço, a gestão financeira, rotinas contábeis e obrigações tributárias de sua empresa serão gerenciadas para facilitar o seu envolvimento em outros projetos e setores que demandam sua atenção como gestor.

Ao contratar o BPO da Hábil Assessoria e Contabilidade, você possui diversos benefícios, entre profissionais capacitados, tecnologia de última geração e auxílios relacionados a outras áreas de sua empresa.

Confira 5 motivos para contratar o BPO da Hábil para sua gestão financeira aqui.

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