Curiosidades sobre o Imposto de Renda no Brasil

Curiosidades sobre o Imposto de Renda no Brasil

A declaração do Imposto de Renda acontece durante o primeiro semestre do ano e é repleta de curiosidades.

Afinal, quem conhece tudo sobre o Imposto de Renda?

Importante ressaltar que, de acordo com a programação e regras da Receita Federal, o envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) costuma iniciar oficialmente no dia 1° de março e termina às 23h59 do dia 30 de abril (as datas serão confirmadas pela Receita Federal no final do mês de fevereiro).

Neste artigo, você conhece curiosidades sobre o Imposto de Renda no Brasil.

Imposto de Renda no Brasil: conheça as curiosidades

Um dos tributos mais conhecidos pelos contribuintes, o Imposto de Renda, foi instituído no Brasil em 31 de dezembro de 1922, através do artigo 31 da Lei nº 4.625, que orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1923.

Uma declaração tão conhecida possui diversas curiosidades ao longo de sua história, além de novidades atuais para quem precisa acertar suas contas com o leão.

Continue a leitura e conheça mais sobre o Imposto de Renda no Brasil.

Curiosidade #1 – Leão e Imposto de Renda

O que, afinal, o leão tem a ver com o Imposto de Renda?

Essa dúvida já passou pela cabeça de diversos contribuintes e, por conta disso, resolvemos esclarecer brevemente para vocês.

O famoso leão, considerado o símbolo do Imposto de Renda no Brasil, surgiu a partir de uma campanha institucional realizada em 1979.

Ele foi escolhido para representar a ação por ser considerado um animal nobre, que impõe respeito, é justo e leal.

Com o sucesso da ação, o termo ‘leão’ começou a fazer parte de campanhas, anúncios e movimentos relacionados à Declaração do IR no Brasil.

Uma curiosidade ainda mais importante é o fato de que o Dicionário Aurélio nomeia o “órgão do governo que recebe os impostos” dentre as definições de leão.

Curiosidade #2 – Auxílio a projetos sociais com o Imposto de Renda

Desde 2012, contribuintes do Imposto de Renda no Brasil podem destinar até 3% do valor da declaração para instituições sociais.

Dessa maneira, o valor pago à Receita para a declaração pode também beneficiar projetos, ONG’s e outras ações sociais da sua escolha.

Como fazer isso? É simples!

A doação pode ser realizada no ano anterior à declaração e ter o saldo abatido na hora de declarar. 

Além disso, existe a opção de fazer a doação no ato da declaração do Imposto de Renda.

Para fazer isso, é necessário buscar pelo item “doação diretamente na declaração” no formulário do IR.

Ao fazer isso, a pessoa pode obter um percentual máximo de 3% de abatimento no Imposto de Renda – para isso, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo.

Curiosidade #3 – A Hábil faz a sua declaração para você!

Com o intuito de facilitar a tarefa de declarar o Imposto de Renda, principalmente mediante a tantas atualizações e regras, contar com um escritório contábil para a declaração pode ser a escolha certa.

Afinal, você precisa organizar documentos, preencher formulários e determinar a opção de declaração que melhor se encaixa em suas necessidades como Pessoa Física ou Jurídica.

Na Hábil Contabilidade e Assessoria somos especialistas nesse e demais assuntos que envolvem contabilidade, gestão e mais!

Confira nossos serviços e entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso