Fechamento de empresa por que as empresas morrem

Fechamento de empresa: por que as empresas morrem?

O que causa o fechamento de empresas?

Parece estranho, porém é mais comum do que você imagina, afinal, dados do IBGE apontam que cerca de 60% das empresas fecham em até 5 anos após serem abertas no Brasil.

Os dados podem ser assustadores, porém, possuem fatores comuns para o fechamento de uma empresa, que vamos abordar em seguida.

Continue a leitura e conheça mais sobre por que as empresas morrem?

Afinal, o que acarreta o fechamento de uma empresa?

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” (Henry Ford)

Acreditamos que essa frase diz muito sobre o que é ser empresário e sobre os desafios que essa profissão enfrenta diariamente.

Contudo, dados alarmantes sobre o encerramento de empresas cercam o âmbito profissional e nós, da Hábil, procuramos esclarecer os motivos que podem acarretar no fechamento de empresas. 

Conforme foi possível perceber, dados do IBGE apontam que cerca de 60% das empresas fecham em até 5 anos após serem abertas no Brasil.

Afinal, por que isso acontece?

Inúmeros fatores cercam o fechamento de uma empresa, dentre eles, a má gestão, tanto financeira quanto administrativa, é um fator muito comum.

Por que será que as empresas morrem?

Como foi possível compreender, o fechamento de uma empresa pode ocorrer por inúmeros fatores, dentre eles, o fator que ocasionou a sua abertura pode ser relevante para analisar a estatística.

O empresário abre sua empresa porque:

  • Era necessário abrir;
  • Estava desempregado;
  • A partir da exigência de clientes ou fornecedores.

Nesse sentido, muitas vezes, a abertura da empresa pode ter acontecido de maneira acelerada e até mesmo com falta de preparo para enfrentar possíveis gastos, não somente de abertura, mas ao longo de todo o funcionamento da empresa.

Isso porque, é muito raro uma empresa iniciar no setor empresarial com lucro, porque, para isso, é essencial trabalhar com afinco e vender X quantidades de serviço/produto para poder pagar as despesas.

Ainda, para que isso aconteça é necessária uma lista de aptidões que levam a empresa ao sucesso. Você pode conhecer mais sobre os parceiros essenciais para uma empresa de sucesso aqui.

Agora, vamos aos fatos, se o empresário precisava abrir a empresa, por que ela morreu?

  • Falta de planejamento;
  • Falta de negociação de prazos;
  • Não obteve empréstimo bancário;
  • Não investiu em capacitação de mão-de-obra;
  • Não se capacitou como gestor de negócios;
  • Falta de aperfeiçoamento de produtos;
  • Produtos e serviços sem diferencial;
  • Não soube acompanhar ou gerir o planejamento financeiro e estratégico da empresa;

Como dito anteriormente, um fator em comum encontra-se na falta de investimento em conhecimento, expertise e capacitação – todas tarefas controláveis e possíveis para um bom gestor.

O que fazer para evitar o fechamento da empresa?

O cenário de fechamento de empresas no Brasil assusta, mas também ressalta aos empresários a importância de capacitação e também terceirização de algumas atividades da empresa.

Dessa maneira, é possível que o foco do empresário esteja em sua gestão, para que ela ocorra de maneira adequada e também benéfica para o crescimento da empresa.

Além disso, um dos grandes erros dos empresários atuais, segundo o Diretor do Grupo Hábil, Cesar Weber, é a ilusão de que o dono de uma empresa terá uma vida mais fácil.

Segundo ele, ser empresário é uma tarefa que exige comprometimento, doação e também dedicação, afinal, é o seu próprio negócio que está sendo construído e é o momento de você mesmo trabalhar.

Ele também dá a dica: “É preciso escolher um parceiro bom para a sua sociedade, um sócio que possua afinidade com o projeto que está sendo desenvolvido. Esse fator é muito importante!”.

O relato completo pode ser encontrado no Episódio 6 do Hábilcast: Por que 60% das empresas quebram em menos de 5 anos no Brasil?.

Neste episódio, você encontra um bate-papo com César Weber, Contador e Diretor da Hábil, que aponta alguns pontos cruciais para o seu negócio ter sucesso e não fazer parte desta estatística.

A Hábil Assessoria e Contabilidade lançou, no último mês, uma campanha para abertura de empresas sem cobrança de honorários até o faturamento da empresa, com isenção do serviço de abertura e assessoria durante os processos burocráticos. 

Possui interesse? Saiba mais aqui.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso