Gestão empresarial: o que você precisa saber sobre organizar tarefas administrativas e ninguém nunca te falou

Gestão empresarial: o que você precisa saber sobre organizar tarefas administrativas e ninguém nunca te falou

A gestão empresarial demanda trabalho e dedicação e, muitas vezes, conhecimentos que não fazem parte do que você já sabia sobre administrar um negócio.

Nesse sentido, viemos com o intuito de te auxiliar com o que você precisa saber sobre organizar tarefas administrativas e ninguém nunca te falou.

Afinal, ser produtivo na correria do dia-a-dia é um grande desafio, além de desempenhar outras tarefas essenciais para o sucesso da empresa, que envolvem áreas que demandam expertise e também o bom relacionamento com seus funcionários.

Como você deve saber, são tantas tarefas que precisam ser finalizadas a cada dia que o profissional pode sentir-se sobrecarregado e até mesmo incapaz de fazer tudo, isso, porque na verdade o administrador não pode e nem deve fazer tudo sozinho.

Vamos iniciar esse texto revelando um grande segredo: aprenda a arte de delegar.

Apenas fazendo isso que você consegue gerir a sua empresa com produtividade, bom relacionamento e também sucesso. Continue a leitura.

Gestão empresarial: organização é a chave

São inúmeras as funções diárias de um empreendedor.

A rotina empresarial exige demandas relacionadas à diversas áreas, como por exemplo: responder e-mails urgentes, escrever relatórios, entrar em contato com parceiros e clientes, resolver eventuais problemas, participar de reuniões importantes, organizar e participar de treinamentos e ações internas da empresa, entrar em contato com clientes e parceiros, entre outras atividades que demandam organização.

Quando falamos sobre organização, é necessário visualizar o plano geral do funcionamento de uma empresa.

Por exemplo, se o dono da empresa está sobrecarregado, provavelmente isso vai se refletir em todas as suas atividades e também em seus funcionários, podendo desmotivá-los e afetar a qualidade do seu serviço/produto.

Adquirir a habilidade de organizar o seu trabalho cotidiano pode trazer benefícios como:

  • Menos estresse;
  • Mais produtividade;
  • Melhores resultados.

Nesse sentido, organizar suas tarefas como administrador não significa somente colocar tudo na agenda, mas também, aprender a delegar aquilo que for possível, para que o trabalho seja realizado com competência e qualidade.

Gestão empresarial: aprenda a delegar

Delegar pode parecer uma tarefa especialmente difícil, especialmente quando a empresa é sua.

Afinal, você quer os melhores resultados, os melhores serviços e também a melhor qualidade para os seus empregados.

Entretanto, delegar não significa que você não está colocando 100% de você no negócio. Pelo contrário, aprender a delegar significa que você compreende a importância de repassar tarefas para quem possui mais tempo, expertise e capacidade de realizá-las.

A grande tarefa na verdade é: aprender a confiar!

Sem confiança torna-se impossível gerar conexões de trabalho produtivas e de qualidade, focando nos objetivos do seu negócio.

Em nosso último artigo, falamos sobre a importância de confiar em parceiros para construir uma empresa de sucesso. Confira aqui.

Escolha o método que combina com a sua empresa

Pode parecer difícil no começo, porém, optar por delegar tarefas e até mesmo terceirizar serviços, como o de contabilidade, assessoria jurídica e outros setores que exigem maior expertise pode ser o segredo para o sucesso do seu negócio.

7 motivos para ter uma gestão financeira terceirizada

Entretanto, tal conduta faz parte de uma gestão empresarial moderna, funcional e com perspectivas de evolução.

Dessa maneira é possível incentivar que os colaboradores e funcionários possam trocar informações e condutas relacionadas ao seu trabalho dentro da empresa, dinamizando as atividades internas, por exemplo.

Preocupar-se com a elaboração de planos de ação, com divisão de responsabilidades entre os setores é o verdadeiro papel de um empreendedor de sucesso.

Contudo, muitas vezes esse trabalho pode se tornar complexo sem o mapeamento de como o processo funciona.

Com esse cenário em mente, separamos uma pequena dica de método funcional para a sua gestão empresarial caminhar rumo ao sucesso do seu negócio.

Um interessante método a ser implementado nessa atividade é conhecido como 5W2H – que em suma significa estruturar a resolução de um problema através da resposta de 07 perguntas simples. São elas:

1. What (O quê?): nessa primeira pergunta deve ser esclarecida a tarefa a ser realizada.

2. Why (Por quê?): aqui você deve identificar as vantagens a serem obtidas através dessa tarefa. Em resumo, qual o objetivo dessa tarefa.

3. How (Como?): nessa pergunta você responde como será realizada a tarefa para que se obtenham os resultados desejados.

4. Who (Quem?): nesse item você determina quem irá desempenhar a tarefa. Nesse momento é importante contar com seus parceiros e também exercitar a sua capacidade de delegar as tarefas.

5. When (Quando?): é importante utilizar essa questão para determinar o prazo para a entrega da tarefa desejada.

6. Where (Onde?): indique onde a tarefa será realizada, prevendo a necessidade de equipamentos para o exterior da sede da empresa, caso necessário.

7. How much (Quanto?): por fim, mas não menos importante, nessa questão você avalia os custos das ações, prevendo também o lucro a ser obtido com a realização da tarefa. Nesse momento é importante contar com uma equipe de contabilidade especializada para realizar esse importante cálculo.

Como você pôde compreender, gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas também não se torna tão complexo quando aprendemos a distribuir as obrigações e delegar tarefas para terceiros.

Lembre-se sempre, para tornar-se um gestor empresarial de sucesso é necessário sabedoria e também humildade.

Na Hábil você encontra serviços de Assessoria Financeira, BPO e Gestão Financeira, Contabilidade Consultiva, Contabilidade Fiscal e Folha, Recuperação de Impostos e muito mais. Confira nosso site e siga nosso instagram, @habilcont.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso