O que são indicadores financeiros e por que você precisa conhecê-los

O que são indicadores financeiros e por que você precisa conhecê-los?

Os indicadores financeiros, em resumo, são exatamente o que o próprio nome entrega: métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação.

Quando falamos sobre uma empresa, os indicadores financeiros servem para demonstrar o nível de saúde que determinado empreendimento possui.

Considerando este contexto, é possível compreender que o indicador é responsável pelo fornecimento de dados relevantes para o gestor e seus investidores.

Além disso, é através destas métricas que é possível encontrar o nível da saúde financeira da organização e o quão rentável ela pode ser.

Continue a leitura e conheça mais sobre os indicadores financeiros e os benefícios que conhecê-los pode trazer para sua empresa.

Afinal, o que são indicadores financeiros?

O que um empresário quer?

Que sua empresa cresça, obtenha mais lucro e eficiência, certo?

Nesse sentido, uma das principais preocupações de um empresário é mensurar os resultados e o crescimento da sua empresa.

Por conta disso, contar com indicadores financeiros é uma maneira eficaz e segura de obter essas informações.

Como esclarecido na introdução deste artigo, os indicadores financeiros são elementos que garantem informações e métricas a respeito da saúde financeira de um empreendimento.

No setor de contabilidade, por exemplo, eles são números que podem falar muito sobre sua empresa, planejamento e objetivos de crescimento e sucesso.

Leia mais sobre como construir uma empresa de sucesso aqui.

Contudo, o alto volume de informações sobre os indicadores financeiros na internet pode deixar o empresário confuso ou até mesmo assustado, principalmente quando parece que sua empresa não possui tudo o que precisa para se organizar.

Neste momento, é essencial contar com uma gestão financeira e empresarial capacitada e com expertise na área, para que possam ser esclarecidas todas as dúvidas a respeito do assunto.

Afinal, os indicadores financeiros são importantes para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Conheça 5 indicadores financeiros que a sua empresa precisa ter para crescer:

Indicador financeiro #1 – Lucratividade

Como o próprio nome indica, o indicador de lucratividade é responsável por fornecer a relação entre o lucro líquido da empresa e sua receita bruta.

É através deste indicador, por exemplo, que é possível prever novos investimentos e conhecer o que a sua empresa está realmente ganhando.

O indicador financeiro fornece, em percentual, a relação entre o lucro líquido sobre a receita bruta.

Indicador financeiro #2 – Margem de Contribuição

Com o objetivo de visualizar ainda melhor as condições de financiamento de novas atividades da empresa, o indicador de margem de contribuição representa o ganho bruto das vendas.

Ou seja, ele demonstra o quanto foi lucrado com aquele serviço ou produto e qual a probabilidade de lucro dentro desta avaliação.

Indicador financeiro #3 – Ponto de equilíbrio

Como o próprio nome pode indicar, o ponto de equilíbrio é utilizado para descobrir se os investimentos estão de acordo com a lucratividade e vice-versa.

Este indicador é utilizado para conhecer se a empresa terá lucratividade com suas atividades.

Com uma receita maior, por exemplo, o lucro é uma realidade, enquanto que, com custos e despesas elevados, poderá haver prejuízo.

Nesse sentido, contar com o ponto de equilíbrio é uma ferramenta indispensável.

Indicador financeiro #4 – Liquidez corrente

Toda empresa possui contas a pagar e, por conta disso, é essencial manter um controle sobre o que é mais urgente e o que pode ser quitado a longo prazo.

O indicador de liquidez corrente representa a capacidade de quitar as obrigações no curto prazo, através da relação das contas a pagar neste período e as recebíveis nesse mesmo tempo.

Ou seja, ele é responsável por avaliar a possibilidade de pagamento de contas de acordo com as entradas em caixa da empresa.

Indicador financeiro #5 – EBTIDA ou LAJIDA

O nome parece estranho porque é, na realidade, uma sigla.

Sua sigla significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization; em português, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida).

Em resumo, o indicador financeiro EBITDA ou LAJIDA é fundamental para analisar a competitividade e eficiência de empresas do mesmo ramo, com o objetivo de obter lucro com as atividades de sua empresa.

Por que os indicadores financeiros são importantes?

Toda empresa exige um olhar do gestor para suas ações, estratégias e também resultados.

Para que isso ocorra, é essencial que o empreendedor compreenda, com o auxílio de profissionais capacitados, como funcionam os indicadores financeiros e qual o seu objetivo a curto e longo prazo.

Assim, é possível aplicar no seu negócio de forma prática, todas as métricas obtidas através dos indicadores, com o intuito de fazer o seu negócio crescer cada vez mais.

Na Hábil Contabilidade e Assessoria, você encontra todo o suporte necessário para realizar as análises de indicadores financeiros, bem como, sobre qual rumo seguir após tais descobertas.

Conheça mais sobre os serviços da Hábil aqui.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso