3 coisas que você deve saber antes de abrir uma empresa

3 coisas que você deve saber antes de abrir uma empresa

Abrir uma empresa é um grande desafio, principalmente no Brasil, onde a burocracia gera diversos obstáculos para a realização do sonho de empreender.

No entanto, com o encaminhamento certo e as pautas essenciais em mente é possível abrir uma empresa e transformá-la em um case de sucesso.

Para isso, é imperativo que o futuro empresário tenha em mente a importância de pontos específicos para a construção de seu império, principalmente nos quesitos delegar e investir em seus colaboradores e funcionários.

Quer saber mais? Continue a leitura.

Afinal, o que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Você sabia que cerca de 60% das empresas fecham em até 5 anos após serem abertas no Brasil?

Tais dados são do IBGE e demonstram fatores que foram negligenciados pelos empresários que sofreram com o fechamento de suas empresas.

Afinal, por que isso acontece? Vamos aos fatos.

Um empresário costuma abrir uma empresa porque deseja realizar o sonho de empreender ou até mesmo porque estava desempregado ou seus serviços e produtos precisavam funcionar dentro da legislação para que continuasse atendendo seus clientes.

Contudo, dentro desses processos faltaram itens importantes que acarretaram no fechamento da empresa, como por exemplo:

  • Falta de planejamento;
  • Falta de negociação de prazos;
  • Não obteve empréstimo bancário;
  • Não investiu em capacitação de mão-de-obra;
  • Não se capacitou como gestor de negócios;
  • Falta de aperfeiçoamento de produtos;
  • Produtos e serviços sem diferencial;
  • Não soube acompanhar ou gerir o planejamento financeiro e estratégico da empresa;

Em resumo, uma infinidade de fatores pode contribuir para o não sucesso ao abrir uma empresa, contudo, um fator comum é a falta de investimento em conhecimento, expertise e capacitação – tarefas essenciais para ser um bom gestor.

Você encontra sugestões de parcerias que uma empresa de sucesso precisa ter, aqui.

Afinal, o que na prática, preciso saber antes de abrir uma empresa?

Item #1 – É essencial saber delegar funções

Um empreendedor deve saber de tudo um pouco, contudo, é impossível se tornar expert em todas as áreas essenciais para o desenvolvimento de uma empresa.

Por isso, é essencial que o gestor saiba delegar funções a fim de que a sua atenção esteja voltada para assuntos mais associados à gestão de seu grande sonho: sua empresa.

Como funciona, na prática, delegar os serviços financeiros da minha empresa?

Sabemos que a gestão financeira de uma empresa demanda tempo, comprometimento e habilidades específicas para ser realizada com eficácia e sucesso.

Por isso, buscar a terceirização de serviços da área financeira, por exemplo, pode ser uma ferramenta para impulsionar o seu negócio.

Através do BPO Financeiro, por exemplo, você pode encontrar a peça que faltava para conquistar o sucesso para sua empresa.

Como isso funciona?

Você, empresário, irá delegar a terceiros, as atividades auxiliares e fundamentais – como a gestão financeira.

Na Hábil Assessoria e Contabilidade, você encontra o serviço de BPO Financeiro, que oferece:

  • Encontros mensais para demonstração dos resultados da empresa;
  • Auxílio na tomada de decisões da empresa de forma consultiva;
  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • Conciliação de contas;
  • Geração de relatórios e análise de indicadores que ajudam o empreendedor a acompanhar a evolução dos custos e despesas e da sincronia entre os prazos de pagamento e recebimento.

Tudo isso com uma equipe com expertise na área contábil, além de oferecer serviços relacionados à gestão do seu negócio.

Quer saber mais sobre o BPO da Hábil, leia aqui.

Item #2 – Para abrir uma empresa você precisa de pessoas

Invista em capacitação de mão-de-obra, afinal, sem pessoas não existe empresa.

Como todo bom gestor sabe, a gestão de pessoas é uma ferramenta essencial para encaminhar a sua empresa não somente para o sucesso, mas também como maneira de construir um ambiente de trabalho de qualidade para todos os seus colaboradores.

Assim, é preciso aprender a focar suas atividades para o aumento do engajamento dos colaboradores perante às atividades da empresa, através da capacitação de suas habilidades.

Nesse sentido, as atividades da gestão de pessoas incluem a motivação dos colaboradores, o engajamento das equipes e o conhecimento dos perfis e habilidades dos colaboradores para adequá-los às funções corretas.

Para facilitar a sua vida como gestor, vamos exemplificar a atividade através de pilares da gestão de pessoal, que devem estar alinhados com o planejamento geral da empresa, que contém seus objetivos, metas e melhorias.

Com o objetivo de obter uma administração eficiente ao abrir uma empresa, é essencial a realização do diagnóstico das necessidades dos colaboradores, para que possam ser tomadas as medidas indispensáveis para o crescimento do seu pessoal.

Os pilares que possibilitam uma atuação ainda mais estratégica e eficaz para sua empresa, são:

  • Motivação: é a base que sustenta os demais pilares, afinal, é através de pessoas motivadas que se torna possível o crescimento genuíno dos colaboradores. Além disso, ela está fortemente atrelada ao engajamento, que é outra ferramenta essencial para os colaboradores.
  • Demonstrar boa liderança: para que os colaboradores se desenvolvam como profissionais capazes, motivados e engajados, é essencial que possuam como exemplo um bom líder. Assim, a capacitação de um líder ultrapassa a necessidade de habilidades técnicas, necessitando um olhar atento às soft skills, que envolvem a boa comunicação, o relacionamento interpessoal e, sobretudo, um olhar humanizado sobre a equipe.
  • Comunicação é a chave: a única maneira de promover bons colaboradores é através da construção de uma comunicação segura, confiável e pronta para atender às necessidades de cada profissional.
  • Cooperação: evite a visão focada apenas na competição e pontue sua atenção em um ambiente mais colaborativo, para promover a potencialização da confiança entre os colaboradores e seus respectivos líderes.
  • Capacitação constante: é um pilar segmentar ao da motivação, afinal, é através da promoção de conhecimento e incentivo à educação na área profissional que se modulam profissionais motivados, engajados e alinhados com os demais objetivos da empresa.

A partir dessa importante lista, foi possível conhecer alguns dos pilares necessários para uma gestão de pessoas alinhada com os objetivos de sua empresa. Você pode ler mais sobre a gestão de pessoas, aqui.

Item #3 – Ofereça produtos e serviços com diferencial

Em um mundo moderno como o que vivemos, é essencial que antes de abrir uma empresa você reflita sobre que tipo de produto ou serviço está oferecendo.

Afinal, a concorrência pode ser um grande obstáculo para o crescimento e desenvolvimento de uma nova empresa.

Por isso, tenha em mente a necessidade de buscar inovação ao empreender, contando com a expertise de profissionais que possam agregar valor e conhecimento para o seu negócio.

Dessa maneira, é clara a relação que a boa gestão, aliada à delegação das funções e investimento em equipe possui com a construção de um empreendimento com diferenciais dentro do mercado.

O Grupo Hábil conta com serviços de assessoria contábil e financeira, além de oferecer a Agência de Empregos e Estágios, colocando à disposição das empresas serviços de Recrutamento, Seleção e Agenciamento de profissionais. Saiba mais aqui.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso