É possível reduzir a inadimplência dos clientes?

É possível reduzir a inadimplência dos clientes?

Você tem sofrido com a inadimplência dos clientes?

Sabemos que pagar as contas em dia é um grande desafio para o empreendedor moderno, principalmente quando consideramos a crise que se estabeleceu nos últimos anos.

Contudo, é preciso ter em mente que, quando dependemos de terceiros, as coisas nem sempre podem funcionar de acordo com o planejamento.

Por isso, é preciso aprender a se organizar e prevenir prejuízos para a sua empresa, devido a inadimplência dos clientes.

Continue a leitura e saiba mais a respeito da organização para evitar a inadimplência dos clientes.

Afinal, como posso reduzir a inadimplência dos clientes?

Vamos considerar o seguinte cenário: são inúmeras contas a pagar.

Contas de luz, água, fatura do cartão de crédito, compras no supermercado, farmácia, mensalidade escolar… e por aí vai!

Dentre essas contas, também existem boletos referentes à compras para lazer, passeios e serviços que nem sempre são a prioridade do cliente em um momento de crise financeira.

Considerando este cenário, provavelmente a sua empresa encontra-se na lista de pagamentos que não são prioridade, fazendo com que você sofra com a inadimplência de seus clientes.

Contudo, isso depende apenas de terceiros?

Com certeza, contar com um fluxo de caixa estabelecido, bem como uma organização financeira atualizada são passos essenciais para evitar a falta de dinheiro. 

Principalmente quando o principal capital recebido é de origem terceirizada, ou seja, surge a partir do pagamento dos seus clientes em dia.

Portanto, além da dica sobre organização e fluxo de caixa, também vamos falar sobre como evitar a inadimplência dos seus clientes. Confira as dicas.

Saiba mais sobre a importância de contar com um serviço de contabilidade terceirizado para estabelecer a organização financeira da sua empresa, aqui.

Confira #5 dicas para evitar/reduzir a inadimplência dos seus clientes

Como foi possível compreender, a inadimplência é quase que inevitável.

Contudo, existem técnicas a seguir que podem auxiliar você a reduzir ou até mesmo prevenir os prejuízos causados pela falta de pagamento dos seus clientes.

Confira as dicas.

Dica #1 – Vender através do cartão de crédito

Ao optar pela utilização do cartão de crédito como método principal de pagamento pelos seus serviços você obtém duas coisas: segurança e garantia.

Segurança porque o pagamento da conta é terceirizado para o serviço da empresa bancária, ou seja, mesmo que o seu cliente atrase o pagamento, é dever da empresa arcar com as despesas e realizar a cobrança diretamente ao devedor.

Garantia porque, ao usar o cartão, você possui a certeza de que o seu serviço ou produto será pago em dia.

Dica #2 – Utilizar uma régua de cobrança

A Régua de cobrança nada mais é do que o conjunto de estratégias utilizadas para as vendas.

Atualmente, a metodologia envolve a automatização do processo que envolve a cobrança e aviso de inadimplência, contudo, também é possível realizar o processo de forma manual.

Por exemplo, o envio de nota fiscal, envio de lembrete de vencimento de boletos e envio de lembrete após a data de vencimento são tarefas desempenhadas automaticamente pelo sistema utilizado para a régua de cobrança.

Com esse investimento, o empresário possui a comodidade e a garantia de que a inadimplência do cliente não será esquecida pelo setor financeiro da empresa.

Dica #3 – Relação entre cliente e empresa

Através da construção de uma relação entre empresa e cliente, é possível promover confiança e também o senso de prioridade.

Ao promover assistência, atendimento pós-venda e aproximação com o cliente, a sua empresa se torna uma prioridade para o indivíduo e seus pagamentos.

Em resumo, através de uma relação bem construída, é possível trabalhar para prevenir a inadimplência.

Dica #4 – Terceirizar a cobrança

Ao contratar um serviço terceirizado de cobrança ao cliente inadimplente, é possível aliviar as preocupações do empresário sobre essa falta no caixa.

Assim, também é garantido que o pagamento será, de alguma maneira, realizado.

Dica #5 – Análise prévia de crédito

Através da análise prévia de crédito é possível avaliar a possibilidade ou não de vender ou oferecer o seu serviço para algum cliente.

Se ele já possui um histórico de pagamentos defasado, é provável que os pagamentos à sua empresa possam atrasar ou até mesmo nunca acontecer.

O método é muito utilizado para prever as chances de pagamento do cliente, ou seja, possibilita evitar a inadimplência antes dela acontecer.

Gostou do conteúdo e quer saber mais? 

Confira nosso podcast aqui.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso