Você conhece o termo ESG? Sabe a sua importância para o mundo dos negócios?
Segundo o Google Trends, a palavra ESG teve os seus números de pesquisa mais altos em 16 anos.
Com objetivo de se adaptar a maneiras mais eficientes e menos agressivas de operação nos negócios, que se começou a utilizar ESG — sigla pra Environmental, Social and Governance.
O E representa a parte ambiental, como a redução da emissão do gás carbônico, CO² e gerenciamento de energia.
O S representa o nosso capital humano, os nossos direitos, nossa diversidade, inclusão e toda a parte comunitária.
Por fim, o G simboliza o plano da governança, representando a parte de gerenciamento da cadeia de suplementos, a inovação, a ética e a segurança dos negócios.
Você sabe como aplicar o conceito no seu negócio? Confira as dicas.
Afinal, o que é ESG?
Segundo o Google Trends, a palavra ESG teve os seus números de pesquisa mais altos em 16 anos.
Com o intuito de se adaptar a maneiras mais eficientes e menos agressivas de operação nos negócios, começou a ser utilizado o ESG – sigla pra Environmental, Social and Governance.
A ideia principal é o desenvolvimento de ações internas de gestão e operação que levem em conta não somente o desempenho, mas sua relação com questões ambientais, sociais e de governança.
Em resumo, o ESG classifica-se por ações que são realizadas dentro das três áreas que ele engloba, com o intuito de melhorar a relação da empresa com seus funcionários, clientes e com o meio em que vive.
Conhecendo o ESG na prática
Independente do tamanho do seu negócio, é possível gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Quando falamos sobre ESG (Environmental, Social and Governance), torna-se importante lembrar a primeira vez em que foi mencionado: em 2004, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a publicação Who Cares Wins (Ganha quem se importa).
Mais recentemente, a organização publicou um plano com 17 objetivos para um desenvolvimento global sustentável.
O termo ESG, traduzido para o português ASG (Ambiental, Social e Governança), estabelece práticas relacionadas a questões do meio ambiente, sociais e de governança dentro do âmbito empresarial.
Importante ressaltar que, esses três pontos, são considerados fundamentos imperativos para a competitividade empresarial em qualquer setor de atuação, devendo cada vez mais ser valorizados pela sociedade como um todo.
Por estarem em amplo crescimento, implementá-las no seu negócio pode ser a ferramenta certa para tirar do papel ações que envolvam questões ambientais, sociais e de governança.
Ou seja, que elas deixem de ser um projeto e passem a ser efetivamente executadas.
Para isso, é preciso mudanças ou transformações contundentes no ambiente corporativo e, para que isso aconteça, vamos conhecer melhor o que significa cada um dos três pilares de ESG:
- Environmental (Ambiental): identificação dos impactos que a sua empresa possui para o meio ambiente e definição de práticas para reduzir e compensar os prejuízos causados.
- Social: como diz o próprio nome, é a área do ESG que diz respeito a iniciativas em causas sociais, de desenvolvimento humano, inclusivas e que contribuam com a comunidade em que a empresa está inserida.
- Governance (Governança): este setor está relacionado à transparência, prestação de contas e a uma gestão eficiente e efetiva – essenciais para uma liderança de qualidade.
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Como aplicar o conceito de ESG no seu negócio?
Com o objetivo de iniciar a sua estratégia de ESG, é essencial que você tenha conhecimento sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU.
Além disso, analisar quais os impactos positivos e negativos que podem ser gerados a partir da realidade da sua empresa é outra demanda igualmente importante.
A partir disso, é possível iniciar a definição de estratégias para cumprir com cada um dos objetivos.
É importante ter consciência de que todas as estratégias e objetivos devem ser condicionados às questões financeiras e humanas da sua empresa.
Ou seja, é imperativo trabalhar com responsabilidade, transparência e planejamento para uma implementação segura e viável no ambiente organizacional.
Considerando este cenário, um ponto que costuma ser desafiador para o empreendedor é o custo elevado no investimento de ações de ESG.
Isso porque, pode ser necessária a contratação de profissionais para novas tarefas de gestão, além de mudanças em processos, adequação de produtos, serviços e estrutura, dentre outras questões
Nesse sentido, é importante manter a responsabilidade e o controle financeiro através do planejamento financeiro de sua empresa.
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Outro ponto, não menos importante para o ESG é o envolvimento das lideranças e de todos os colaboradores.
Afinal, estamos falando de mudanças na cultura organizacional, portanto, o engajamento de todos os colaboradores é primordial para a efetividade dos processos.
As dicas foram estabelecidas e, acreditamos que com os investimentos corretos, seja possível construir uma estratégia de ESG efetiva e que promova a diferença nos âmbitos que ela envolve.