Atualmente, no Brasil, os tipos de tributação previstos em lei são quatro.
É através do tipo de tributação que ocorre o encaixe da empresa em cada categoria e determina-se o recolhimento dos impostos de empresas de todos os segmentos.
São eles: Simples Nacional (que abrange o regime do Microempreendedor Individual – MEI), Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado.
Você sabe em qual enquadramento tributário está a sua empresa?
Para que essa classificação ocorra de maneira coerente e benéfica para o seu negócio, é essencial contar com uma equipe especializada na área contábil.
Afinal, através da expertise do profissional do setor, é possível encontrar o melhor tipo e suas vantagens para o seu empreendimento, seja ele formulado através de pessoa física ou jurídica.
Aqui, você encontra mais motivos para contratar um suporte de profissionais experientes na contabilidade para sua empresa.
Continue a leitura para conhecer os tipos e vantagens de cada tributação prevista na legislação brasileira.
Você sabe quanto de imposto a sua empresa paga todo mês?
Como foi possível compreender na introdução deste artigo, para que você encontre essa resposta, é necessário saber qual o enquadramento tributário de sua empresa.
É através dele que são especificadas as normas para pessoas físicas ou jurídicas, prevendo a maneira e quantidade dos impostos que deverão ser pagos ao governo.
Para que isso ocorra, é necessário o conhecimento a respeito dos tipos de tributação, bem como de suas vantagens para cada empresa.
Por isso, avalie terceirizar atividades relacionadas ao setor contábil, com a finalidade de pagar impostos de acordo com as necessidades de sua empresa,
A partir dessa terceirização do serviço, você pode obter os melhores profissionais, diluir o custo, e ainda, sem encargos. Você só terá o gasto do próprio serviço, sem impostos adicionais.
Leia agora ‘3 tendências de negócio para 2022’
Tipo de Tributação #1 – Simples Nacional
Como diz o próprio nome, esse tipo de tributação é o ideal para pequenas empresas e pequenos empreendedores.
Isso porque o Simples Nacional possui menores alíquotas de impostos.
Além disso, ele oferece uma melhor organização tributária, já que quase todos os impostos são pagos em uma guia única, através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Se você empreendedor ou sua empresa possuem um faturamento anual de até 4,8 milhões de reais, provavelmente este é o enquadramento tributário mais adequado para gerir o pagamento de seus impostos.
Tipo de Tributação #2 – Lucro Presumido
De acordo com a legislação, sua empresa pode se enquadrar no tipo de tributação Lucro Presumido quando não for obrigada a se adequar ao regime do Lucro Real – falaremos sobre ele no próximo tópico.
Para que isso ocorra, o pagamento do imposto de Renda e da Contribuição Social devem ser calculados sobre o faturamento, independente do valor do lucro de sua empresa.
Quando a empresa possui uma margem de lucro maior do que a pré-fixada para esse tipo de tributação, o ideal é que seja adotado esse molde para o pagamento de seus impostos, desde que, conjugado com o PIS e a COFINS.
Tipo de Tributação #3 – Lucro Real
Essa tributação prevê obrigatoriamente o pagamento de Imposto de Renda e a Contribuição Social de empresas que possuem sua Receita Bruta maior que 78 milhões no ano, entre outros aspectos.
Contudo, caso os números do faturamento estiverem abaixo desse valor, também existe a possibilidade de recolher o seu imposto com base no Lucro Real.
Para que isso seja definido, é necessária a avaliação de um profissional com expertise na área contábil e de legislação, a fim de encontrar a maneira mais vantajosa de tributação para sua empresa.
Neste tipo de tributação, o percentual de PIS e COFINS (como regra geral) será de 9,25% sobre o faturamento, considerando que eles serão pagos sobre as compras e alguns outros gastos que também serão creditados/abatidos.
Tipo de Tributação #4 – Lucro Arbitrado
Esse tipo de tributação é caracterizado por uma apuração sobre o imposto de renda da empresa.
Em detalhes, o Lucro Arbitrado realiza a apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizado pela autoridade tributária ou pelo contribuinte.
Por conta disso, essa forma de tributação pode ser interessantes para empresas que, quando obrigadas ao Lucro Real, apresentam uma margem de Lucro acima da prevista pelo Lucro Presumido.
Contudo, como informa a própria nomenclatura, a sistemática do Lucro Arbitrado deve ser cuidadosamente analisada de maneira que seja benéfica e eficaz para sua empresa.
Ter a sua tributação enquadrada adequadamente pode lhe auxiliar a pagar menos impostos!
A partir de tais considerações, foi possível compreender um pouco mais sobre os tipos de tributação e suas vantagens, bem como a importância de contar com uma equipe com expertise na área contábil para que isso ocorra da maneira mais correta possível.
Encontre mais dicas práticas e fáceis para você revisar na sua empresa e evitar pagar impostos elevados e irregulares aqui.
Na Hábil Assessoria e Contabilidade você encontra serviços e suporte capacitado para lidar com todas as questões relacionadas ao gerenciamento de sua empresa. Confira nossos serviços aqui.