contabilidade

7 sinais de que sua empresa precisa de suporte de profissionais experientes na contabilidade

Para que uma empresa funcione e encontre sucesso, são necessários parceiros importantes que trabalham em setores como, por exemplo, a contabilidade.

Ser empreendedor não é tarefa fácil!

Contudo, através de recursos disponíveis e os parceiros corretos, é possível alcançar seus objetivos e os de sua empresa.

Leia mais sobre os parceiros que uma empresa de sucesso precisa ter, aqui.

Através do suporte de profissionais experientes na contabilidade é possível armar um modelo de negócio, criar um planejamento financeiro, estabelecer metas, utilizar os recursos disponíveis de maneira adequada, além de lidar com questões burocráticas e legais.

Mesmo assim, muitos empresários acreditam que podem realizar essas tarefas sem o auxílio de um profissional de contabilidade, o que pode acarretar consequências inimagináveis para o seu negócio.

Afinal, a contabilidade não é somente a organização de contas, mas sim, todos os processos que envolvem a realização dos sonhos e objetivos do empreendedor.

Continue a leitura e confira #7 sinais de que sua empresa precisa de suporte de profissionais experientes na contabilidade.

Sinal #1 – Você não possui recursos para alcançar seus objetivos empresariais

Sem um controle de contabilidade seguro e eficaz, não é possível reservar recursos para investimentos.

Dessa maneira, planos de crescimento, evolução e outras novidades relacionadas aos objetivos empresariais acabam ficando para segundo ou terceiro plano.

Cenário que perdura enquanto que o setor contábil não é administrado por um profissional com expertise na área.

Sinal #2 – O seu plano de negócios não está sendo concretizado

O plano de negócios serve justamente para que o empreendedor saiba o momento de investir e o momento de economizar.

Contudo, o mercado contábil oscila constantemente, o que exige uma atenção dedicada ao plano de negócios.

Essa atenção inclui a análise de metas e recursos tangíveis com o objetivo de gerar resultados satisfatórios.

Neste momento, contar com um setor de contabilidade especializado é uma ferramenta importante para a manutenção do plano de negócios, que pode ser considerado um dos braços direitos do empresário.

Sinal #3 – Você não possui conhecimento sobre taxas e impostos

Sem o conhecimento adequado sobre o sistema tributário brasileiro, você pode cometer erros inimagináveis como empresário e empresa.

Mesmo que o acesso à informação esteja cada vez mais facilitado, o sistema tributário brasileiro ainda é considerado um dos mais complexos do mundo, ou seja, você precisa da expertise de uma equipe de contabilidade para não cometer erros nessa área tão importante.

Considerando este cenário complexo, não é possível imaginar que o empresário e sua empresa arquem com tantas responsabilidades sem a ajuda de profissionais.

Afinal, o descumprimento de leis sobre o pagamento de taxas e impostos reflete diretamente na capacidade de lucro da empresa, bem como de sua imagem perante a sociedade.

Sinal #4 – Acúmulo de funções e desorganização dos setores

Quando queremos fazer tudo sozinhos, o cenário se torna catastrófico.

Afinal, ninguém sabe tudo de tudo e todo mundo precisa de ajuda.

Segundo nosso artigo Gestão empresarial: o que você precisa saber sobre organizar tarefas administrativas e ninguém nunca te falou, são inúmeras as funções diárias de um empreendedor.

Rotina essa que exige demandas relacionadas a diversas áreas, que envolvem o setor de contabilidade, administrativo, de recursos humanos e relacionamento com o cliente, por exemplo.

Considerando este cenário, organização é a palavra-chave para que o plano de negócios continue a ser seguido e a rotina do empreendedor e dos funcionários da empresa não sofra com as consequências do acúmulo de funções.

Nesse sentido, contar com uma assessoria e parceiros competentes em cada área pode ser a chave para que o seu empreendimento cresça com segurança.

Sinal #5 – Você não sabe quando investir ou quando cortar gastos

Viver no dilema sobre investir ou cortar gastos não deve ser considerada uma prática normal.

Contudo, quando não há o investimento em um profissional da contabilidade para organizar tais demandas, este é o cenário mais provável para um empreendedor e sua empresa: a insegurança.

O grande problema de viver na insegurança é a falta de incentivo e planejamento para ser dado o próximo passo em direção à realização de sonhos e objetivos do seu negócio.

Por conta disso, contar com uma equipe de contabilidade pode ser a peça que faltava para você dar o próximo passo sem arriscar o seu legado no processo.

Como já esclarecemos por aqui, planejar é uma ferramenta essencial para você conhecer seus limites e suas possibilidades para poder investir e economizar na hora certa.

Sinal #6 – Sua empresa não está lucrando

Mesmo que o ritmo de vendas esteja estável, você não visualiza o lucro de sua empresa.

É neste momento que você compreende ainda melhor a necessidade de um contador para a realização de um serviço de análise e prospecção para a sua empresa.

Assim, com sua expertise na área de contabilidade, o profissional poderá sugerir alterações palpáveis, baseadas nas necessidades que o seu negócio apresentou durante a análise.

Sinal #7 – Você sente que não caminha em direção ao sucesso

Como empresário, você sonhou e determinou planos e objetivos para a sua empresa.

Contudo, você não possui conhecimento em todas as áreas que a administração de uma empresa exige, como, por exemplo, a contabilidade.

Assim, mesmo que você saiba o que quer conquistar, você não possui um plano de negócio atualizado e nem mesmo recursos suficientes para dar o próximo passo.

O que muitos empreendedores não sabem é que o contador não é responsável somente pelo controle de capital da empresa, mas sim, por todos os processos envolvidos por ele.

Em resumo, ao contar com um profissional de contabilidade, bem como de um setor de gestão financeira especializado é possível que suas demandas financeiras, administrativas e contábeis recebam a atenção necessária para o crescimento do seu negócio.

Conheça mais benefícios de uma gestão financeira terceirizada aqui.

Afinal, por que a sua empresa precisa de suporte de profissionais experientes na contabilidade?

Como foi possível compreender ao longo deste artigo, sem a expertise de um profissional do setor de contabilidade a sua empresa não cresce.

Por conta disso, contratar um serviço especializado na área é um investimento que trará resultados ainda mais prósperos para o seu empreendimento.

A Hábil oferece serviços associados à área contábil, mas também contribui na realização de tarefas relacionadas a outros setores da sua empresa, pois você pode contar com uma Contabilidade Consultiva, que você pode saber aqui ‘Qual o objetivo da contabilidade consultiva para a sua empresa?

Conheça mais sobre nossos serviços aqui.

Deixar uma resposta

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:
Política de privacidade – Termos de Uso