Sobreviver em tempos de crise não é nada fácil, não é mesmo? Por isso, poder contar com a Recuperação de Impostos pode ser uma garantia de que a sua empresa continuará no caminho rumo ao sucesso.
Sabemos que, mesmo com uma gestão empresarial planejada com o auxílio de uma assessoria contábil, a sobrevivência de empresas no mercado atual têm sofrido diversos declínios, principalmente quando consideramos todas as mudanças vivenciadas durante a pandemia da Covid-19.
Por conta disso, contar com o auxílio de recursos como a Recuperação de Impostos pode ser uma ferramenta indispensável para os empreendedores que querem o sucesso do seu empreendimento,
Para isso, são necessárias atitudes consideradas pilares para que a empresa possua todo o suporte necessário para enfrentar cada desafio e compreender quando e como pode solicitar auxílio.
Confira mais dicas sobre a gestão empresarial aqui.
Nesse sentido, o recurso passa pelo planejamento da sua empresa e pode ser solicitado por um contador experiente.
Contudo, você deve estar se questionando: minha empresa tem direito à Recuperação de Impostos?
Continue a leitura e compreenda quem tem direito e como ela funciona na prática.
O que é a Recuperação de Impostos?
Como esclarecido na introdução deste artigo, a Recuperação de Impostos é um auxílio para empresas que precisam se reerguer ou até mesmo retomar o seu fôlego para continuar o trabalho rumo ao seu sucesso.
Nesse sentido, a Recuperação de Impostos nada mais é do que o ato de recuperar todos os impostos cobrados de maneira indevida ou inadequada pelo governo.
Esse levantamento ocorre a partir da análise geral de todos os impostos pagos, conferência essa que deve ser realizada por um profissional com expertise na área, ou seja, um contador.
Através de seu levantamento, o profissional tem a dimensão dos impostos que foram cobrados pelo governo indevidamente, podendo solicitar a Recuperação de Impostos.
Ou seja, sempre que surgirem tributos que contrariam as regras do governo sobre cobranças, a sua empresa possui direito legal de realizar a recuperação.
Mesmo que o processo apresente falhas, a Declaração do Imposto de Renda é obrigatória e, caso não seja realizada corretamente, pode sujar o nome da empresa.
Compreenda mais sobre o processo de Declaração do Imposto de Renda aqui.
Compreenda o processo
Sejam empresas governamentais ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte, todas estão aptas para realizar a Recuperação de Impostos.
Contudo, considerando que a quantidade de tributos e normas para empresas e empresários brasileiros é uma das maiores do mundo, é essencial contar com uma equipe capacitada para lidar com assuntos relacionados à área contábil.
Não sabe como escolher a empresa certa para te assessorar? Confira dicas aqui.
Escolheu a empresa certa para fazer a contabilidade e assessoria do seu empreendimento? Vamos ao próximo passo: como é feita a recuperação tributária.
Para realizar a Recuperação de Impostos, a sua empresa precisa:
- Realizar o levantamento geral de impostos pagos, identificando quais foram estabelecidos de forma ilegal;
- Fazer a correção monetária para a atualização dos valores;
- Redigir uma medida judicial e/ou procedimento administrativo para que esteja apta a realizar a recuperação tributária.
Após realizar os itens citados, através do trabalho de um contador, é preciso que você compreenda quais tributos podem ser recuperados para a sua empresa.
Confira a lista de impostos que fazem parte da recuperação tributária:
- PIS (Programa de Integração Social)– receita bruta e repique;
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – multa dos 10% em demissões sem justa causa;
- INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sobre verbas indenizatórias – nos casos de demissão sem justa causa;
- ICMS pago nas contas de Energia elétrica.
Quais os benefícios da recuperação?
Através de todas as medidas tomadas para garantir que sua empresa está seguindo a legislação de acordo com a sua categoria, é possível realizar um levantamento inicial para identificar possíveis falhas que podem gerar multas fatais para o seu negócio.
Além disso, com o auxílio de um profissional qualificado da área contábil, os erros podem ser minimizados e as escolhas podem se tornar mais certeiras, principalmente quando falamos sobre assuntos relacionados à legislação.
Compreenda mais sobre os tipos de tributação existentes no Brasil aqui.
Nesse sentido, um dos primeiros benefícios da recuperação pode ser o ajuste das atividades empresariais à legislação vigente no país em que ela está sediada.
Outro benefício está relacionado à redução da carga tributária do empreendimento, afinal, através do levantamento você recebe o demonstrativo da forma adequada de pagamento de impostos, taxas e contribuições.
Afinal, minha empresa tem direito a recuperação de impostos?
Se você continuou a leitura até aqui, você compreendeu que sim, sua empresa possui direito à Recuperação de Impostos.
Contudo, essa recuperação ocorre quando existem falhas nos processos contábeis do empreendimento, relacionados a declaração de impostos, categoria de tributação e outros itens.
Nesse sentido, visando o crescimento saudável do seu negócio, é necessário possuir um planejamento estratégico e de acordo com as exigências do mercado financeiro, o que pode ser realizado com eficácia através da contratação de uma empresa de Assessoria e Contabilidade.
Na Hábil Assessoria e Contabilidade você encontra uma equipe com mais de 60 funcionários capacitados e com expertise em diversas áreas da contabilidade.
Além disso, nossos serviços oferecem benefícios exclusivos, que vão além do padrão determinado. Confira alguns deles aqui.